Seminário da Ação Coletiva apresenta propostas de ação resultantes da análise de 267 experiências de abastecimento alimentar popular

07/04/2022

No próximo dia 19, das 17h às 19h, a “Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia” realiza seminário online para lançar o documento “Contribuições para o debate sobre abastecimento alimentar no Brasil: possibilidades futuras e demandas de políticas públicas”.

O documento apresenta a análise, perspectivas de ação, diretrizes e recomendações, fruto do mapeamento de 267 experiências de abastecimento alimentar popular que surgiram ou foram adaptadas em resposta à crise alimentar ocasionada pela pandemia da Covid-19, para favorecer a produção, o acesso e a distribuição local de alimentos.

Distribuídas pelas 5 regiões brasileiras, as experiências estão inseridas em quatro dinâmicas de abastecimento: comercialização, apoio à vulneráveis, políticas públicas e subsistência. Mas para além da dimensão territorial e dinâmicas, o documento oferece dados sobre a motivação das experiências (como as que surgiram em resposta à pandemia ou que representam ações de solidariedade junto a grupos vulneráveis impactados pela Covid-19), as estratégias adotadas (entregas domiciliares, mutirões, uso das tecnologias digitais), além dos desafios (gestão, logística, acesso a recursos), perspectivas (estabelecer parcerias, qualificar ações de comunicação) e outros aprendizados compartilhados.

A análise possibilitou identificar propostas e requisitos de políticas públicas relativos aos sistemas alimentares e ao abastecimento alimentar local e popular com base na experiência prática e reflexiva de centenas de grupos, coletivos, movimentos e pesquisadores.

E ainda: “contribuir para ampliar a incidência na implantação e/ou aprimoramento de políticas públicas destinadas a garantir a oferta e o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis para a população brasileira”, segundo descreve o documento.

Leia a íntegra do documento “Contribuições para o debate sobre abastecimento alimentar no Brasil: possibilidades futuras e demandas de políticas públicas”

O início

Todo o processo que leva ao lançamento das contribuições para o debate sobre abastecimento alimentar no Brasil teve início em 2020, com a criação da “Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia”.

O mapeamento de iniciativas de abastecimento alimentar foi realizado por meio da plataforma Agroecologia em Rede (AeR), entre julho e outubro de 2020. Você pode conhecer cada experiência em detalhes nesta mesma plataforma.

Para garantir a diversidade  territorial, o mapeamento das experiências contou com a atuação de articuladoras e articuladores presentes nas 5 regiões brasileiras.

A Ação Coletiva Comida de Verdade é conduzida por uma articulação de 13 organizações comprometidas com a promoção da saúde, da soberania e da segurança alimentar e nutricional. São elas: ActionAid Brasil, Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan/UFRRJ), Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Grupo de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (Gepad), Instituto Ibirapitanga, Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan/UnB), Observatório de Desenvolvimento Regional (Observa DR), Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete), Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PenSSAN).

Serviço

Seminário de lançamento: Contribuições para o debate sobre abastecimento alimentar no Brasil: possibilidades futuras e demandas de políticas públicas

Data: 19 de abril, terça-feira

Horário: das 17h às 19h

Transmissão: Página da Abrasco no Youtube.

.

Fonte: Ascom/Ação Coletiva Comida de Verdade

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora