Mapeamento de Experiências de Abastecimento Alimentar

Considerando o contexto de crise e potencial ruptura do sistema agroalimentar com o surgimento da pandemia COVID-19, realizamos uma pesquisa de mapeamento de experiências de abastecimento alimentar protagonizadas por organizações e movimentos da sociedade civil, visando compreender como tais experiências poderiam configurar elementos de uma nova realidade agroalimentar.

A coleta dos dados foi realizada ente o dia 31 de julho e 31 de outubro de 2020 por meio de um formulário online hospedado na plataforma Agroecologia em Rede.

O processo de coleta de dados foi incentivado por uma equipe composta por 5 articuladores regionais contratados para a identificação e facilitação do cadastro das iniciativas, conforme as 5 principais macrorregiões do país. A identificação de experiências se deu através de informações da equipe do projeto, contatos indicados pelas organizações que compõem a Ação Coletiva e busca complementar na web, em especial em mapeamentos similares realizados por outras organizações tais como Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e Movimento Slow Food Brasil.

Ao todo, foram contatadas 533 experiências, das quais 310 efetuaram o cadastro. Após o encerramento da coleta de dados, o material foi analisado e dois produtos foram elaborados com os resultados:

  • O documento “Resultados de pesquisa e indicativos de ação” que apresenta e discute os resultados da pesquisa e análise das experiências mapeadas. Acesse o documento na integra!
  • Um mapa com informações gerais e localização das experiências, que pode ser acessado neste site.